O ofício do historiador enquanto pesquisador e futuro professor que trabalha com fontes diversas. Práticas fundamentais de sua atividade intelectual: o trabalho com as fontes e a percepção de sua historicidade. Pretende-se discutir teoricamente as formas de execução e uso da cultura material e da cultura visual, Contato com instituições de preservação e pesquisa. Levantamento, análise, contextualização, metodologia e domínio da historiografia em relação às fontes. Articulação do ensino e da história à pesquisa histórica sobre a cultura material e, mais especificamente, cultura visual e audiovisual.

 

Objetivos

  • Geral

Capacitar o aluno a trabalhar criticamente com fontes visuais e de cultura material para a produção do conhecimento histórico, discutindo aspectos do trabalho de pesquisa e da prática de ensino.

 

  • Específicos

- Formar o aluno no ofício do historiador, de modo a que tenha contato com diversos tipos de fontes, seus suportes e linguagens. Introduzir o aluno na prática da pesquisa e do ensino por meio do levantamento, da identificação e da análise histórica de documentos de natureza diversa, tendo em vista a produção de conhecimento científico e didático;

- Discutir o conceito de Cultura Material e apresentar os debates que cercam o tema; e introduzir o aluno na prática da pesquisa e do ensino através de artefatos e outros elementos materiais, de maneira a ampliar o leque de recursos didáticos e de pesquisa do futuro profissional.